segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Gordura, devo comer? Qual quantidade correta e o tipo de gordura adequada?

Exestem alguns temas na nutrição que são sempre bem polêmicos, a gordura é um deles.
A pouco tempo atrás ela já foi vista como uma grande vilã. E muitos diziam que ela deveria ser banida do cardápio de qualquer pessoa saudável.
Mas ultimamente temos visto muitos benefícios em relação ao consumo das gorduras. Mas veja bem, isso não significa que você pode comer qualquer tipo de gordura a qualquer momento do dia.
Vamos entender um pouquinho melhor como deve ser esse consumo.
Vamos por partes.
Existem 2 tipos de gorduras. 
1) As gorduras saturadas, e
Presentes nas:

Carnes,
Leite,
Creme de leite,
Chantily,
Manteiga,
Queijos,
Óleo de palma,
Óleo de coco.
Função:
Em excesso eleva o colesterol, elevando o risco de doença cardiovascular. Mas seu consumo se faz necessário, pois tem papel fundamental na produção de hormônios sexuais e pela integridade das membranas e tecidos. Mas fiquem atentos. Não exagerem neste consumo. Eu acho suficiente o consumo de carnes vermelhas no máximo 3 vezes na semana.
2) As gorduras insaturas.
Presentes nos:
Óleos vegetais, óleo de girassol, óleo de soja, óleo de linhaça, óleo de macadâmia,
Linhaça,
Chia
Azeite,
Abacate,
Castanhas.

Função:
Ajuda na redução do mal colesterol (o LDL), e no auemento do bom colesterol, o HDL. Tem ação antiinflamatória, antioxidante, ajuda na produção de hormônios e na manutenção de membranas.
Mas não é porque é do bem que devemos nos jogar nesses alimentos de maneira indiscriminada. Lembre-se que TODO O EXCESSO FAZ MAL, e não é bem vindo.
Consuma 1 punhado de castanhas por dia, jogue um pouco de azeite em sua comida, faça um revezamento entre a chia e a linhaça (coma cada dia um pouco de cada uma), na época do abacate, consuma pedacinho no café da manhã, ou até mesmo na salada.

E faça tudo isso com prazer. A alimentação pode e deve ser prazeroza.

E para orientações mais específicas, procure um nutricionista em sua cidade. Se estiver em São Paulo e se identificar com minha forma de trabalho, venha me procurar, podemos fazer um trabalho legal juntos!

beijinhos bem saudáveis!!!

Fonte: 
Influência da distribuiçäo da gordura corporal sobre a prevalência de hipertensäo arterial e outros fatores de risco cardiovascular em indivíduos obesos,  Rev. Assoc. Med. Bras. (1992);49(3):306-311, jul.-set. 2003. tab, graf.

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...