terça-feira, 13 de março de 2012

Soja, aliada ou inimiga à saúde??


A soja é um alimento que possui conhecidas propriedades nutricionais e que é tida pela maioria da população como um alimento que deve ser consumido e que apenas irá causar benefícios para o organismo. 
Mas será que ela só trás benefícios mesmo?
Vamos entender um pouquinho mais sobre ela:
A soja é um grão que pode ser consumido na sua própria forma de grão, em forma de bebida, sendo que há 2 variações de bebidas contendo soja: a conhecida popularmente como leite de soja e a em forma de suco contendo a soja em sua composição, como farinha de soja, e em suas opções fermentadas, tanto o Tofu, como o misso (aquela pasta japonesa), como o shoyo.

Dentre as opções de consumo as mais benéficas são as fermentadas, pois por já terem passado pelo processo de fermentação são bem mais facilmente digeridas e não geram desconfortos gástricos nem digestivos, tendo sua absorção plena e consequentemente uma ação muito mais eficaz.
Portanto na hora de escolher produtos de soja, prefira os fermentados: Missô, shoyu e tofu.
Agora vamos ver quais são seus benefícios para o corpo:

Menopausa:
A soja possui uma substância chamada Isoflavona, que por ter estrutura química semelhante ao estrogênio é conhecida como fitoestrogênios, podendo exercer algumas funções similares a este hormônio, como a redução das ondas de calor. Por isso, para mulheres entrando na menopausa a soja é uma ÓTIMA aliada!

Câncer:
A isoflavona também tem atividade anti-cancerígena, principalmente câncer de mama e próstata.

Combate ao envelhecimento:
A soja tem ação antioxidante e é rica em vitamina E que ajuda no combate ao envelhecimento.

Aliada ao Coração
Soja apresenta gorduras poliinsaturadas, estão associadas com menores índices de doenças cardiovasculares. Reduzindo risco dessas doenças.

Rica em Proteínas:
Apesar de ser uma proteína de origem vegetal, a qualidade é tão boa que é comparada a qualidade das proteínas de origem animal (que oferece todos os aminoácidos essenciais), com a vantagem de não acidificar o pH do sangue como as proteínas de origem animal fazem.

Crianças – atenção! Consumo deve ser moderado.
Por possuir a isoflavona em sua composição a soja deve ser consumida com cautela por crianças. Como a isoflavona possui ação semelhante ao hormônio feminino, quando consumida em excesso pode estimular o excesso deste hormônio nas crianças. Gerando sintomas como menstruação precoce.
Dica da nutri: Então, para crianças a soja deve ser consumida com moderação, eu considero razoável: consumo de produto a base de 3 vezes na semana.

Agora pra finalizar uma receitinha com tofu. Só para aqueles que acham que o tofu não pode ficar gostoso!

#Creme de tofu: 
Escalde o tofu e escorra bem. Para cada 5 xícaras  de tofu escaldado e escorrido, 1 xícara de palmito e 1/2 xícara de óleo de oliva. Bata no processador. (Pode substituir o palmito por outro legume ou folha, tipo manjericão, hortelã)
Experimente e depois me conte como ficou!
Beijos e ótima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...