quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Almondegas de Peixe!

O ano começou e depois de merecidas férias voltei a minha rotina com bastante pique e vontade de fazer coisas novas. Neste contexto estou testanto várias receitas novas. Ontem resolvi elaborar uma receita que nunca hávia feito, Almondega de Peixe. E para minha felicidade e da minha família, ficou muito boa.
Vamos a receita?
Ingredientes:
Para o peixe
Truta - 4 files
Limão -1 unidade
Tomilho - 1 col. (café)
Pimenta triturada - Pitada
Sal grosso triturado - Pitada
Ovo batido - 1 unidade
Farinha de quinua - 3 col. (sopa)
Pão integral cheio de grãos - 1 unidade

Para o molho
6 tomates
Alho picado - 2 dentes
Cebola picada - 1/2 unidade
Cominho - 2 col. (chá)
Sal grosso triturado - pitada
Pimenta triturada- pitada
Molho ingles - 2 col. (sopa)
Água - 1 1/2 xícara.
Azeite para refogar - 1 col. (chá)


Modo de Preparo:
Para o molho
Retire a pele do tomate,
Refoque o alho e a cebola no azeite. Quando estiverem douradinhos, acrescente os tomates pelados e a água. Deixe cozinhando por uns 20 minutos, dê uma mexida até o tomate inteiro se tornar um molho de tomate. Acrescente o restante dos ingredientes. Deixe cozinhando por mais uns 5 minutos. Desligue o fogo e aguarde.
Para o peixe
Tempere o peixe com o limão, o tomilho, a pimenta e o sal. Coloque em uma assadeira, por 5 minutos, não é necessário cozinhar, o objeto é apenas não deixá-lo completamente crú. Retire da assadeira e amasse o peixe com um garfo, até ele ficar bem desfiado. Misture com o ovo batido, com o pão bem triturado e com a farinha. Prontinho! Agora é só fazer as bolinhas.
Para finalizar
Ligue o fogo da panela com o molho de tomate e acrescente as almondegas, para cozinhá-las. Por aproximadamente 20 minutos.

Prontinhoooo!! Ficou muito bom!
Agora é a vez de vocês, experimentem fazer ai na casa de vocês, e depois me contém se ficou bom. Experimentem outros temperos e novas idéias e compartilhem aqui também! =)

DICA da Nutri!
É legal destacar que almondega de peixe é uma receita que pode ser uma boa opção para crianças manterem uma alimentação saudável. Pois é uma forma alternativa para a ingestão de peixe. Um alimento inportante para o crescimento e desenvolvimento dos pinpolhos, essencial para o cérebro, por conter vitaminas do complexo b. Além disso, é uma ótima fonte de vitamina D, que tem sido muito lembrada por se apresentar deficiênte pela população, tanto na ingestão quanto pela concentração corporal. Fique atento, a vitamina D é importantíssima para a captação do cálcio, prevenindo a osteoporose, e ajuda a prevenir doenças do coração!

Para mais dicas e receitas, me segue lá no instagram: @marcelasansonenutri

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...