Hoje é dia de falar dos alimentos de cor vermelha.
Aposto que você já ouviu muito falar a respeito das frutas vermelhas e seus benefícios. Realmente os alimentos desta coloração têm grande ação funcional e atuam de maneira benéfica com o corpo.
Vamos entender um pouco o porquê?
Estes alimentos são ricos em Licopeno, um potente antioxidante que quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. O licopeno, além de dar a cor vermelha aos alimentos, é um antioxidante poderoso que protege contra o câncer, combate e retarda o envelhecimento e ajuda o sistema imune.
Dicas de consumo:
Você escolhe: 1 tomate ou 3 cerejas ou 3 amoras. Isso é tudo o que você precisa comer para fornecer ao seu organismo a dose diária de licopeno e deixar seus órgãos internos e externos mais resistentes.
Mas fique atento, sua função é mais efetiva quando o alimento está cozido!
Melhora circulação:
Além do licopeno, os alimentos avermelhados também são ricos em antocianina, que estimula a circulação sangüínea, podendo ser um fator de prevenção a pressão elevada, varizes e problemas circulatórios.
Foram conduzidos dois trabalhos sobre as antocianinas e concluíram que elas podem ser capazes regular o funcionamento dos adipócitos - células gordurosas - e diminuir as chances de aparecimento da síndrome metabólica. Ou seja, estes alimentos podem ajudar ao combate à obesidade.
Pra finalizar, não se esqueçam dos flavonóides das UVAS, com potente ação antioxidante, também auxiliam no combate as doenças crônicas (colesterol, diabetes, hipertensão e câncer), tem ação antiinflamatória, e ajudam a desacelerar o envelhecimento.
Fontes: Repolho roxo, Alface roxa, Milho roxo, Cebola roxa, Berinjela (a concentração está na casca), Batata-doce (também na casca), Feijão-preto, Melancia, Cereja, caqui, mirtilo, morango, ameixa, goiaba, maçã, uva
É importante lembrar que as frutas vermelhas em geral são ricas em Vitamina C, fósforo, calcio e vitaminas do complexo B. Por isso é importante que estejam presentes na sua mesa pelo menos de três a quatro vezes por semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário