terça-feira, 21 de junho de 2011

Alimentos Amarelos! O que essa cor traz de bom?


Muito se fala das cores na alimentação, quanto mais colorido o prato, melhor. No dia-a-dia do consultório existem algumas falas e crenças que sempre escutamos dos pacientes, “um prato colorido é sinônimo de prato ideal” é uma das mais populares. Por isso esta semana em nosso blog estarei falando cada dia sobre um grupo de alimentos de determinada cor.
Hoje iniciarei falando sobre os alimentos de Coloração AMARELA.

Vamos começar a diversão!

Alimentos de cores amarelas têm seus benefícios amplamente conhecidos, afinal quem nunca ouviu a avó ou a mãe falando: “Coma mamão e cenoura para ficar bem morena”. Este conhecimento popular passado de geração a geração tem fundamento e é cientificamente comprovado. Portanto da próxima vez que encontrar sua avó lembre-se de agradecê-la, ok?!

Mas afinal, porque eles favorecem a pele?

Alimentos amarelos são ricos em Betacaroteno , uma substância com função Antioxidante, que tem como uma de suas principais funções a proteção da pele, visão, mucosas e do sistema imunológico.

Quais outras funções?

Prevenção de Catarata e Cegueira.
A luteína e a zeaxantina, que também são carotenos presentes  principalmente no MILHO e no OVO, são importantes para a visão.

Ação Antiinflamatória:
Outro caroteno presente principalmente no MAMÃO, a MANGA e a MEXERICA é a betacriptoxantina, que tem uma poderosa ação Antiinflamatória, sendo um fator de prevenção e redução de infecções, alergias, doenças crônicas e a obesidade (que sabemos ser uma condição de inflamação corporal)

Antialérgica:
Principalmente nas frutas cítricas, como LARANJA, LIMÃO, ACEROLA, ABACAXI, MARACUJÁ, a Hesperidina tem ação antialérgica e antiinflamatória. Vemos ai mais uma vez o conhecimento popular. Fruta cítrica reduz alergias!!

É importante ressaltar que o Brasil tem se caracterizado como um país com crescente deficiência de Vitamina A. Como vimos alimentos amarelos alaranjados são ricos nesta substância. Portanto o ideal é ingerirmos alimentos alaranjados diariamente.

Fontes alimentares: cenouras, batatas-doces, abóboras, mamão, manga, mexerica, maracujá, abacaxi, laranja, limão, acerola, cenoura, milho e ovos

Receita:

Salada de Frutas Alaranjadas:

Ingredientes:
Mamão – 1 papaia
Laranja – 1 unidade
Damasco seco – 4 unidades
Gergelim – 1 col. (chá)
Castanha – 1 col. (chá)
Preparo:
Pique bem todas as frutas, misture e deixe na geladeira (O ideal é deixar no máximo por 2 dias)
Na hora que for consumir salpique por cima o gergelim e a castanha.

Dica da nutricionista: Consumir de lanche da tarde ou da manhã, metade da receita. E jogar o gergelim e a castanha apenas na hora que for consumir. Pode consumi-la na companhia de um chá de hortelã por exemplo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...