terça-feira, 3 de maio de 2011

Batata doce, conheça todos Benefícios!

Existem diversar variedades da batata doce, as quais se distinguem pelo tamanho, forma, sabor, textura e cor do tubérculo, sendo as mais comuns de cor Branca, creme, amarela, laranja e roxa.

Batata doce e seus Nutrientes:
Ela é rica em vitamina e minerais muito importantes para o corpo humano:
Vitamina A (7100UI/100g), que a torna uma ótima alternativa no combate ao Câncer,
Acido ascórbico (Vitamina C), ajudando na imunidade e agindo como antioxidante,
Tiamina (Vitamina B1), importante para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e contração muscular,
Riboflavina (Vitamina B2), importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos,
Fósforo, ajuda a formar e manter ossos e dentes, melhora disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas.
Ferro, essencial para a imunidade e disposição e
Cálcio, importante para a formação dos ossos.

É muito rica também em Antocianinas, substâncias ativas no combate ao Câncer, e com ação mais antioxidante que as Vitaminas C e E. As Antocianinas encontram em maior quantidade nas Batatas Doces mais escuras (Roxas).

Batata doce e a Fome
Além disso, batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Ou seja, ajuda a emagrecer!!!

Batata doce e Atividade Física
Ela é uma ótima alternativa de consumo entre Uma a Duas horas antes de alguma atividade física, principalmente Anaeróbica (musculação, por exemplo), por ter baixo índice glicêmico é lentamente absorvida, e proporcionará energia constante durante a atividade.

60 comentários:

  1. Recomendo trocar de quando em vez o pão pela batata doce pela manhã.

    ResponderExcluir
  2. Boa recomendação Nando!!!
    Obrigada pela troca! =)

    ResponderExcluir
  3. vou deixar de comer pão e vou comer batata doce no café da manhã!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja estou fazendo isso e acreditem perdi peso e o meu cabelo e pele tambem teem mais brilho.

      Excluir
  4. Eu estou com problemas no aparelho digestivo e sinto dor ao ingerir os alimentos tenho batatas doce na minha geladeira e queria saber se não iria me fazer mal come-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Repolho e alface melhor remedio te garanto esqueça refrigerantes cafe comida muito gordurosa e apimentada.

      Excluir
  5. Você deve estar com gastrite, Anônimo ou algo assim.
    De qualquer forma, comer alimentos anti-inflamatórios como a batata doce só te fará bem.
    Repolho também é bom. Refogadinho.
    Eu adorei esse post. É antigo mas eu acabei de jantar 1 batata doce média e 1 cenoura.
    Cozinhei com pouquíssima água e tampado pra não perder os nutrientes muito. Temperei com alho, salsa e cebola desidratados e botei um fio de azeite e sal light.
    Delícia. E o melhor, não dá vontade de beliscar nada após o jantar.Comi só isso e tá ótimo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber!
      A batata doce é um ótimo auxiliar na busca da boa alimentação!

      beijinhos

      Excluir
    2. Não use agua para cozinhar, utilize uma panela de cozimento a vapor e verá a diferença no gosto e coloração mantidas nos alimentos, e tenho certeza que ficará satisfeito. Panela de cozimento a vapor e barato e vale cada centavo.

      Excluir
    3. Uma ótima dica e colocar no microondas, com casca. Uma batata pequena, 5 minutos e pronto. assada e uma maravilha, pode colocar requeijão e melado...huuuuuummmmmm

      Excluir
  6. olá
    procuyrando os benefícios da batata doce achei seu blog e já estou seguindo !!!!

    Posso compartilhar este post no meu blog com os devidos créditos ?

    aguardo

    Romeyka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Romeyka!
      Pode sim, fique a vontade, com tanto que dê os créditos ao final!

      Beijinhos

      Excluir
  7. gostaria de saber c posso substituir as refeições por batata doce assada, adoro batata e perdi o habito de me alimentar durante o dia, gostaria de c reeducar comendo batata pois é bem pratico e rapido. obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Substituir a refeição por batata doce não e o ideal. Porém consumir a batata do cê de uma a duas vezes na semana no lugar de outra fonte de carboidratos, como o arroz é uma boa pedida!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Marcela
      Qual e a quantidade diária recomendada.

      Excluir
    3. Marcela
      Qual e a quantidade diária recomendada.

      Excluir
    4. Marcela
      Qual e a quantidade diária recomendada.

      Excluir
    5. Depende de cada organismo! Recomendo que você faça uma avaliação para entender como é o seu metabolismo e aí entender o quebrado você pode consumir! Bjo

      Excluir
  8. adorei , pois como muita batata doce é já estava preocupada , agora sei que é por isso que me sinto tão bem , adoro batata doce e pinhão cozido tenho todos os dias pois quardo na geladeira para ir lambiscando , minha saúde está ótima obrigada

    ResponderExcluir
  9. Gostei mt da explicação!. mt obg!.

    ResponderExcluir
  10. tenho esteatose hepatica posso consumir batata doce? Pois tenho medo de tudo que vou comer . obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A batata doce pode ser consumida por quem tem estratosfera hepática. Os alimentos ue você deve evitar são os ricos em gordura e sódio! Mas recomendo que procure um auxílio profissional!

      Beijinhos

      Excluir
  11. Estou iniciando atividade fisica em uma academia e me indicaram a consumir a batata doce

    ResponderExcluir
  12. BOA TARDE !!!

    ESTOU NA MUSCULAÇAO ...QUERO GANHAR MASSA MUSCULAR PRINCIPALMENTE NAS COXAS ..E QUERO PERDER GORDURAS NA BARRIGA E NAS COSTAS ....QUERO SABER SE O CONSUMO DIARIO DE BATATA DOCE ANTES DA ACADEMIA ME TRARA ALGUM PREJUIZO EM RELAÇAO A BARRIGA E AS COSTAS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde? Nao lhe trará malefício nao! Pode consumir!


      Beijinhos

      Excluir
  13. Eu tenho gastrite, hernia de Hiato, H-pilori, esofagite, polipos no estomago, esteatose hepatica grau 3, glicose 157, pressao alta e baixa vit D no sanque (exames feitos entre jul/2012 a out/2012.Pesava 98 quilos e sentia muitas dores da minha artrose. Quando descobri meus problemas de estomago e já passava mal com qlq coisa que comia. De tanto medo resolvi mudar radicalmente minha alimentação. Descobri na internet as tabelas de alimentos com baixo indice glicemico. Adotei dois deles que eu mais gostava e me faziam sentir cheio como a fonte principal de alimento: batata doce e abacate ( faço desde dois um pure com o garfo e incluo tambem quiabos, pera, maça, pouca abobora, ovo cozido de galinha caipira). Estes são os alimentos que ingiro no café da manha, almoço e janta. Tirei as carnes (só o ovo como proteina). Comecei a dieta em 12.12.2012 (numa crise braba de hernia de hiato). Comecei a fazer banhos de sol a partir desta data tambem. Resultado: hoje 29.04.2013, estou com 78 quilos, pressão estavel, muito pouca dor da artrose (acho que 80%menos). Minha glicose em jan/2013 estava em 101, agora em abril passou para 85 (q feliccidade, depois de uns 15 anos com ela em mais de 100, indo ao maximo para 157 em out/2012). Estou com otima disposição, já até subo escada correndo. Minha vit D no sanque normalizou. Completei 55 anos agora em abril. E Então doutora, continuo na dieta ou paro? Gostaria de saber sua opinião. Faz 20 anos que leio sobre nutrição, mas acho que agora encontrei um caminho para mim. Ainda não fiz minha endoscopia para ver meu estomago, nem minha ultrassom para ver minha esteatose (farei em breve), mas me sinto bem. Viva a batata doce, o abacate e o banho de sol! Deus é maravilhoso, sábio e Grandioso! Meu nome é Gil, mas vou comentar como anonimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gil, fico muito feliz em voce compartilhar essa experiência pessoal com a gente aqui no NH. Ainda mais uma experiência dessa tão bem sucedida!e muito bom ver resultados tão positivos com mudanças dos hábitos alimentares!

      Gil, eu so fico receosa quanto a falta de frango e peixe em seu cardápio! Acredito que voce pode acrescentar o consumo de uma dessas duas opções 1 vez na semana! E lembre-se frango Sempre orgânico!

      Beijinhos

      Excluir
    2. Obrigado pela dica, mas eu já estou fazendo isso, pelo menos duas vezes na semana.É verdade que a quantidade é pouca, mas não resisto deixar de pelo menos beliscar de vez em quando a comida (o frango) que minha mulher faz para ela e minha filha (frango caipira). Vou continuar fazendo outros exames, o da esteatose (ultrassom abdominal total) e depois darei noticias.Um abraço, GIL

      Excluir
  14. corro dia sim dia não, quantas vezes devo consumir batata doce? e como ela com ou sem casca?

    ResponderExcluir
  15. BOM DIA!!
    Muito boa as dicas.
    Sem ter a menor simpatia pela carne, optei pela comida vegetariana. Sinto-me muito bem, mas preocupo-me com a com a deficiência de determinados nutrientes. Quais os alimentos que devo consumir para substituir os tipos de carnes; Estou consumindo sementes, castanhas.
    Elô

    ResponderExcluir
  16. Bom dia é verdade que a batata doce é um estimulante sexual ?

    ResponderExcluir
  17. Um assunto que ninguem comentou mas que todos sabemos: Flatulência, mais conhecido como "pum". É normal após a ingestão de batata-doce o aumento significativo desses acontecimentos. Uma forma muito eficaz de diminuir a flatulência é a ingestão de carvão vegetal encontrado em farmacias de manipulação em forma de capsulas.
    So tomem cuidado pois tambem possue efeitos colaterais como quase tudo na vida, o mais grave é a obstrução gastrointestinal.

    ResponderExcluir
  18. Estou fazendo a dieta da batata doce no lugar do arroz, já emagreci 2 kg em 1 mês.E mais disposição também,muito bom.

    ResponderExcluir
  19. Boa Tarde! Adorei este blog. Eu,há duas semanas deixei de consumir pão no café da manhã,pois o bromato estava me fazendo mal.Troquei por batata doce banana da terra cozida,em dias alternados.Estou adorando porque a batata parece que te deixa mais leve,não sei se é impressão minha.

    ResponderExcluir
  20. adorei saber mais sobre a batata doce e vou compartilhar;mas gostaria de saber pq e tão dificil encontrar batata doce roxa de casca e conteudo,cestaricleide@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sophia! Essa dificuldade em encontrar batata doce roxa deve ser por causa da região. Aqui em BH-MG é fácil de se encontrar e o preço é bem em conta. Um abraço!

      Excluir
  21. estou querendo fazer isso tambem, acho que eh uma excelente troca !!!!

    ResponderExcluir
  22. trocar o pao pela batata doce acho que eh uma excelente ideia !!!

    ResponderExcluir
  23. Engraçado! Pensava eu que a batata doce tinha muito amido, mas lendo vários textos no google em nenhum deles fala que ela contem amido. Sendo assim, ela ajuda mesmo no emagrecimento e é um ótimo alimento

    ResponderExcluir
  24. comecei a ingerir batata doce no café da manhã todos os dias, estou me sentindo ótima. obrigada pelas dicas, já indiquei o blog para outra pessoas. Boa Sorte e que esta pagina continue ajudando as pessoas.

    ResponderExcluir
  25. Vtc gourmet Tem todas Essas qualidade de batata doce E ainda melhor e organica Tudo de verduras raras e frutas vc encontra na vtc gourmet

    ResponderExcluir
  26. Estou pensando em começar a comer batata doce em todas as refeições durante o dia... quero fazer essa experiência comigo pra ver que tipo de resultado vai mim trazer. começarei hoje daqui a 1 meês volto e conto pra todos vocês...

    ResponderExcluir
  27. Descobri diabetes aos 57 anos. Somente com alimentaçao e exercicios fisicos(caminhadas de 30min diarias) estou mantendo sob controle. E batata doce esta em meu cardapio.

    ResponderExcluir
  28. Olá! A batata doce é contra-indicada para o hipotireoidismo? No caso, por quê? Agradecido!
    Tsiipré Figueiredo

    ResponderExcluir
  29. Batata doce é companheira de quem luta contra a diabetes também. É um alimento que merece atenção. Veja mais algumas informações sobre batata doce em nossa página clicando aqui.

    ResponderExcluir
  30. Gostei das informações apresentadas aqui por você, muito legal mesmo.
    Eu venho seguindo uma dieta da batata doce e estou gostando muito dos resultados, perdi muita gordura (principlamente na região do abdomen) e ganhei muita massa muscular.
    A dieta eu peguei nessa página aqui, muito boa, cheia de receitas e cardápios.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...