terça-feira, 21 de setembro de 2010

Benefícios da Banana Verde!!!


Você sabia que a Banana Verde pode ajudar em diversos aspectos da sua saúde? A Os benefícios vão muito além da função multiuso da fruta. "A banana verde possui alto teor de amido resistente (AR), um tipo de carboidrato, que funciona como alimento probiótico, beneficiando a flora intestinal. A Banana ainda verde contém 24% a mais de Amido Resistente quando comparada a Banana Madura. Portanto contem MUITO mais PREBIÓTICO!!! E é considerada mais benéfica a saúde!


Mas então, o que são PREBIÓTICOS?


Os prebióticos são microorganismos que, quando encontrados em quantidades adequadas, conferem efeitos benéficos a nossa saúde intestinal. Temos mais bactérias em nosso intestino do que células no nosso corpo, e o metabolismos desses microorganismos está diretamente envolvido com a saúde ou desenvolvimento de doenças.


 Veja algumas situações que podem ser tratadas ou evitadas através do consumo da BANANA VERDE:

Atualmente, os probióticos apresentam os seguintes benefícios:





Agora, com tantos benefícios, como posso acrescentá-la ao meu dia-a-dia??


Veja algumas dicas a seguir:

Receita de Biomassa de Banana Verde:
Ingredientes:
  • 1 chacho bananas bem verdes
Modo de Preparo:
1.      Numa panela de pressão, coloque as bananas e acrescente 2 “dedos” de água;
2.      Cozinhe por aproximadamente 7 minutos e escorra a água;
3.      Descasque as bananas, amasse ainda quente ou passe num processador até formar um purê (pode acrescentar mais um pouco de água nesta etapa);
4.      A massa pode ser utilizada em mingau de aveia, sopas ou misturado com outros alimentos quentes ou frios! Doces ou salgados! Abuse da sua criatividade!!
5. Separe ela em pequenas bolinhas, e leve ao congelador. Para utilizar, coloque 1 col (sopa) de ágau em cima de um bolinha da banana e descongele ou em um panela ou no microondas por 1 minuto. 

Nhoque de Banana Verde:

Ingredientes:
Massa
6 bananas verdes (800 g de bananas cozidas e descascadas)
Água quente o suficiente para cobrir as bananas quando cozinhar (1,5 litro mais ou menos)
2 colheres (sopa) de maionese light
70 g de farinha de trigo (aproximadamente) misturada com 20g de farinha de trigo integral, 10 g de farinha de arroz e 1 colher (sopa) de açafrão



Molho
½ cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo
Casca das bananas cozidas, já reservadas e picadas
100 g de carne moída
500 g de purê de tomate (embalagem longa vida)
1 pimentão vermelho grande
1 dente de alho amassado
Sal a gosto
Orégano a gosto
Manjericão a gosto
 
Modo de preparar:
Massa
Prepare a Biomassa da banana verde e misture com a maionese light e misture. Coloque a mistura das farinha e o alçafrão, até dar o ponto de enrolar. Faça os cordões e corte com a faca. Leve para cozinhar em água fervente com óleo e sal.


Molho
Numa panela refogue a cebola e o alho no óleo. Deixe dourar, junte as cascas de banana, a carne e frite por uns 15 minutos. Adicione o purê de tomate, a água e deixe ferver. À parte, bata no liquidificador o pimentão com um pouco do molho. Misture ao restante do molho e deixe ferver por 10 minutos aproximadamente. Sirva com o nhoque.

19 comentários:

  1. Olá Marcela,
    Não conhecia todas essas qualidades da banana verde, obrigada pela dica.
    Bjs
    Laura Prospero

    ResponderExcluir
  2. É impressionante, não é mesmo?!?!?!

    E pensar que é um alimento barato e de super fácil acesso!!!

    É importante conscientizar a população quanto a isso!

    Que bom que gostou!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. MARCELA, estou fazendo a Biomassa para o meu filho que esta fazendo quimioterpia, eu uso nas vitaminas, nos sucos, nas gelatinas, e em quase tudo que puder, porque sei que a Biomassa da banana verde é muito boa para aumentar a imunidade. Eu conservo a massa em forminhas de gêlo assim fica mais fácil na hora de usar. Se você souber de outras dicas me mande, tá.!! bjs MARA

    ResponderExcluir
  4. Olá Marcela. Muito legal teu blog. As propriedades da banana verde não conhecia. É ótimo saber e seguir. Pode ser congelado??
    Beijos
    Kathleen

    ResponderExcluir
  5. Mara, realmente a Biomassa é muito boa! E tenha certeza que ela está ajudando bastante seu filho! Congelar é uma ótima idéia! Tente utilizar sempre que possível as sementes: De Abóbora, e girassol! Elas vão trazer mais benefícios para seu filho! Pois elas são antifungicas. Abuse também do orégano! Depois me conte se ajudou!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá Kathleen! Ela pode ser congelada sim. Inclusive como a Mara Falou, você pode colocar em forminhas de gelo!!! Assim fica mais prático!! Utilize um "cubo de banana" por dia!!

    Depois me conte!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  7. EU COZINHEI A BANANA AMASSEI E CONGELEI, MAS COLOQUEI EM SACO PLASTICO, POSSO DESCONGELAR E DEIXAR NA GELADEIRA??? EU FIZ VARIAS PORÇOES..PORQUE ESTA DIFICIL P/ MIM CONSEGUI A BANANA VERDE.ME RESPONDA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  8. Olá Cleusa, então, pode descongelar na geladeira sim. Mas terá que congelar novamente, pois ela estraga com muita facilidade.

    Faça o seguinte, antes de congelar novamente, divida em porções equivalentes a 1 col. (sopa). Assim, você ira descongelar apenas a porção que irá consumir. Ficou claro??

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Otima Materia Marcela e sobe comer a banana sem conzinha la, tem os mesmo efeitos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, na verdade esses benefícios da banana são com ela Verde (não madura) e cozida. Assim formamos o amido resistente.
      Ela já madura, não tem esses mesmos efeitos (mas tem muitos outros).

      A banana verde se não for cozida além de ter menos ação prebiótica fica com um gosto muito acentuado. Eu não recomendo não! Beijinhos

      Excluir
  10. Boas,

    gostava de saber se depois de ter a biomassa posso fritá-la sem perder as suas propriedades.

    Obrigado pelo esclarecimento

    ResponderExcluir
  11. Olá, Marcela, tenho congelado a biomassa de banana verde, porém ainda não sabia que para reutilizá-la deveria ser reprocessada. Gostaria de saber mais sobre esse reprocesso, como se faz? Obrigada, ilka Margareth p santos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margareth. Não há a necessidade de reprocessá-la. O ideal é misturar com um pouquinho de água, bem pouquinho mesmo, aproximadamente 1 col. (chá) de água e aquecê-la ou em microondas por 1 min, ou em uma panela pequena!!!

      Beijos

      Excluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Ola. Posso congelar o nhoque. Como? Cru? E o descongelamento?

    ResponderExcluir
  15. Ola. Posso congelar o nhoque. Como? Cru? E o descongelamento?

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...