segunda-feira, 15 de março de 2010

Porque comer de 3 em 3horas??

Para quem quer emagrecer, pode parecer um tanto quanto absurda a idéia de que comer mais vezes ao dia ajuda a manter as curvas. No entanto, diminuir o intervalo entre as refeições acelera o metabolismo, evitando que o organismo acumule nutrientes em forma de gordura.

Quem se alimenta de forma saudável em períodos curtos, acaba tendo menos fome e uma sensação maior de saciedade. Assim, dificilmente aquele prato que você deseja tanto vai ser devorado em poucos minutos. Tendo menos fome, a pessoa mastiga com mais calma e mais vezes. Um alimento bem mastigado será mais fácil de ser digerido.

Desconfortos como dor de estômago, desânimo e mau humor podem, também, ser conseqüências de períodos longos de jejum. A maioria das pessoas que fazem refeições com intervalos maiores não conseguem obter todos os nutrientes nas quantidades adequadas ao funcionamento padrão do intestino.




Além de questões estéticas, uma alimentação regulada pode ajudar a melhorar seu desempenho no trabalho e até mesmo na relação com pessoas próximas. O jejum prolongado aumenta a produção de insulina no organismo, provocando uma hipoglicemia (falta de açúcar no sangue). Por isso, é normal que se sinta fraqueza, tontura e mal-estar em um período longo entre duas refeições. Outro fator importante que tem sido demonstrado em estudos recentes é o fato de pessoas com diabetes e colesterol alto terem apresentado melhores respostas quando fracionam suas refeições, com menores níveis glicêmicos e de LDL, o colesterol “ruim”.

Não espere ter fome para comer. Se programe, faça as seguintes refeições: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. E lembre-se: Não Ter tempo pra fazer um lanchinho não pode ser um empecilho! Se trabalhar na rua, pode parar 5 minutos em uma padaria para tomar um suco, vitamina de iogurte ou simplesmente comprar um iogurte ou barrinha de cereal. Pode ainda carregar na bolsa, no carro, ou numa bolsa termica, sucos e água de coco de caixinha, biscoitos integrais, frutas frescas resistentes ou secas ou desidratadas sem açúcar, mix de castanhas, mini cenouras (baby carrots), barras de proteína, bolachas salgadas em embalagens individuais, barrinha de sementes (linhaça com gergelim ou linhaça com quinua), etc.

Porque se alimentar de 3 em 3h?

Quando você fica longos períodos em jejum...
• O metabolismo diminui o ritmo;
• As funções ficam mais lentas;
• O intestino fica com suas funções mais prejudicadas;
• Pode haver diminuição da absorção de vitaminas e minerais!

E ainda há o risco de engordar porque...
• Depois do jejum a fome aumenta;
• O organismo, sem alimentos por um longo período, vai armazenar tudo o que vier a mais e estocar esse excesso em forma de gordura;
• O corpo exige compensação após período sem combustível e vai aproveitar tudo o que faltou até então para repor suas perdas, o que significa que você vai engordar!

Abaixo algumas comparações entre lanches mais saudáveis (à direita) e opções menos inteligentes (à esquerda)



Agora, será que não está na hora de tomar seu lanche??

2 comentários:

  1. Muito boa a tabelinha de comparação. O mais engraçado, é que eu acho os alimentos integrais muito mais saborosos.

    E isso aqui é o grande problema deste post TODO:

    "O corpo exige compensação após período sem combustível e vai aproveitar tudo o que faltou até então para repor suas perdas, o que significa que você vai engordar!"

    Obrigada Dr. Ma! Nutricionista favorita!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de saber quais são os estudos científicos que comprovam a teoria do "comer de 3 em 3 horas"

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...