quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Fritura SEM óleo!

Uma dúvida que vejo com grande frequencia no consultório é em relação a fritura! 
Pode usar fritura? 
O que é exatamente a fritura? 
Grelhar é fritar? 
Pode fritar com o azeite??

Por isso resolvi fazer este post para ajudar a esclarecer essas dúvidas!

O que é exatamente a fritura?
Definição segundo Wikipediafritura é uma técnica culinária que consiste em preparar alimentos mergulhando os ingredientes (peixecarne ou legumes) em óleo (ou outra gordura) a alta temperatura

Os fritos podem fazer-se numa frigideira, numa fritadeira, ou mesmo numa panela, dependendo da quantidade e do tipo de fritura que se pretende. O refogado, por exemplo, começa por uma fritura leve da cebola mas, quando se mistura o tomate e outros ingredientes, o líquido libertado transforma a preparação num guisado; um processo semelhante acontece nos estufados.

Mas, quando se fala em fritos, refere-se principalmente aos alimentos que se cozinham – ou se terminam de preparar – em óleo fervente, como as batatas fritas, muitos pastéis, como os rissóis e os pastéis de bacalhau e ainda alguns doces, como os sonhos.
Ou seja a fritura que deve-se evitar é a fritura de imersão! Aquela que vai muito óleo e se cozinha o alimento no óleo. 

Pode fritar com o azeite?? 
Fritar no azeite NÃO, porque já vimos que a fritura é imersão, mergulhada no azeite! Ai não pode. Mas grelhar em um fio de azeite pode sim. E não há a oxidação do azeite, ele não passa a ficar ruim.

Agora pra finalizar uma dica TOP, fritura SEM óleo!
Já faço isso faz tempo, você usa a gordura do proprio alimento e água para fritar,  mas achei uma explicação bem bacana no Blog da MIMIS, alias o blog dela é ótimo, tem várias dicas legais!

Fritura sem óleo!
É bem simples.

Deixe esquentar bem a frigideira e coloque a carne. Quando ela estiver quase grudando na panela, vire o lado. Coloque um pouquinho de água  na panela. Essa água vai fazer com que o queimadinho da fridigeira se solte e dê cor ao frango. Passe o frango no fundo da panela e vire o lado se necessário. Repita o processo de colocar agua e mexer até o alimento estar cozido. É bem rápido! Não deixe a carne muito tempo porque senão ela irá secar. Ah! E pode temperar antes, durante ou depois. 
Então agora óleo só em extrema necessidade! O feijão não precisa, o alho faz igual, o arroz, pra que fritar? Usem a técnica que ensinei. 
Quero ver todo mundo grelhando e refogando seus alimentos assim! 
Bjos e ótimo dia! Pra mais dicas, me segue no insta: @marcelasansonenutri




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...