segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Alimentação Correta Para unhas Fortes


Olá pessoal, tudo bom? Espero que todos estejam bem saudáveis.
Bom, hoje vou falar de um assunto que interessa a maioria das pessoas. As UNHAS. Vocês sabiam que a alimentação tem ligação direta com o aspecto geral de nossa unha (Se a unha está forte, ou fraca, se a unha esta quebradiça, saindo lasquinhas, amarelada, ou com pontinhos brancos).

Eu costumo dizer que nosso corpo conversa com a gente, muitas vezes nem precisamos fazer exames para saber que estamos deficientes em alguma vitamina e mineral, nossa unha, nossa língua, pele e cabelos nos denunciam. E muitas vezes no exame de sangue a quantidade de vitamina e mineral está adequada, mas na verdade nos seus tecidos a vitamina ou o mineral estão em quantidades insuficientes. Portanto a análise clínica é fundamental, eu diria que é até mais importante que um exame de sangue. Pois nela conseguimos identificar o aspecto geral da pessoa com anamnese, conversa e avaliação física.

Vamos entender como a unha conversa com a gente então! Procurando artigos bons que explicassem de uma forma bacana os aspectos da unha, encontrei no Blog da Nutricionista Andréa Santa Rosa uma análise bem explicativa das unhas.

Vamos comigo?

Quando nossas unhas começam a ficar quebradiças, fracas ou com manchas esbranquiçadas é sinal de alerta! Isto ocorre devido à deficiência de certas vitaminas e minerais em nosso organismo
Inclua em seu plano alimentar alimentos que irão promover a síntese de colágeno, ajudando no fortalecimento das unhas!O zinco é um mineral importante que pode ser encontrados em peixes e aves.
O selênio contribui para a diminuição das manchas brancas nas unhas, podendo ser encontrado em castanhas, aves, peixes e grãos
O silício é a chave do sucesso, ele proporcionará flexibilidade e elasticidade aos tecidos da unha, pode ser encontrado no pimentão vermelho e verde, aveia e pepino.
O cobre também tem participação na síntese de colágeno, sendo encontrado em sementes, oleaginosas e fígado.
E para fechar o time das campeãs A vitamina C que participa da síntese de colágeno sendo encontradas em frutas vermelhas, frutas cítricas e folhosos verdes escuros
As vitaminas no complexo B que ajudam na formação de colágeno e queratina, essenciais para se ter além de unhas bonitas, uma pele linda também! Estão presentes em grãos, nozes, cereais integrais e carnes de origem animal.

Legal né?! Eu acho essas informações super úteis e ótimas para meu dia a dia como Nutri, e tenho certeza que irão ajudar vocês também! Agora já sabem, né?! Se quiserem um orientação específica, venham falar comigo pra gente marcar uma consulta e cuidarmos de você!

beijinhos

Um comentário:

  1. Era isso mesmo que eu estava precisando. Ótimo post. Obrigada.

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