segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Vontade por doce pode ser desencadeada pela Ansiedade.



Olá pessoal, essa tarde estava lendo um artigo sobre tratamento multidisciplinar na obesidade e achei uns trechos muito interessantes, por isso resolvi partilha-los com vocês.

O primeiro fala a respeito do desejo por doces em momentos de ansiedade

O consumo de carboidratos está associado a tensões, ansiedade, fadiga mental e depressão. Alguns autores postulam que, ao longo do processo evolutivo, o cérebro foi programado a procurar substâncias de sabor doce, como fonte de nutrientes e energia. Tal comportamento parece ocorrer devido ao fato de que receptores do sabor doce estimulam a liberação de endorfinas, considerada o "ópio" corporal. Isto pode explicar porque, em períodos de tensão e ansiedade, muitas pessoas procuram alimentos doces.
Interessante, não é mesmo?! Então vejam, aquela vontade de comer doce principalmente no final da tarde tem uma razão. Você quer aumentar o seu prazer e o doce faz isso com você!

Mas o que fazer?

Não se descabele, pois existem alternativas. A primeira é regular seu corpo. Com a alimentação adequada, intestino regulado e células nutridas, e estresse equilibrado, os seus receptores de doce não ficarão tão ativos e sua vontade pelos docinhos irá diminuir.





Além disso, se a vontade de doce continuar, opte por fontes mais saudáveis, como a: banana com canela e cacau, ou frutas secas, castanhas e sementes de girassol e de abóbora, ou até 2 quadradinhos de chocolate (2 quadradinhos podem, o que não vale é uma barra inteira!)



O segundo ponto fala a respeito da relação Nutri/Paciente e do trabalho em equipe dos 2 e da importância da autoestima do paciente.

Em relação aos aspectos emocionais em geral, o sucesso do tratamento de reeducação alimentar deve ser calcado na elevação da autoestima, estímulo à força de vontade e à motivação do paciente, a fim de que este mantenha uma boa relação consigo mesmo, aumentando assim a confiança, compreensão e paciência para alcançar suas metas. Esse ponto é considerado fundamental, tendo em vista que o simples fato de iniciar um tratamento para emagrecer pode aumentar a ansiedade do paciente e desestabilizar as questões relacionadas à ingestão alimentar.

Portanto se sentir bem consigo mesmo é fundamental!

Bom por hoje é só pessoal! Adorei escrever este post! Muito esclarecedor!

beijinhos


Referência: 
[1] Ades L; Kerbauy RR. Obesidade: realidades e indagações. Psicol. USP, São Paulo, 2002; 13(1);23-31.
[2] Porto MCV, Brito IC, Calfa ADF, Villela NG, Fonseca MH, et al. Obesidade: Tratamento. Ars Cvrandi, 1999;32(8):31.
[3] De Souza, CAM. O papel da mudança comportamental no tratamento da Obesidade. Monografia: Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação. Universidade do Porto. Portugal, 2010.
[4] Bernardi F, Cichelero C, Vitolo MR. Comportamento de restrição alimentar e obesidade. Rev. Nutr., 2005; 18(1):85-93.
[5] Anderson DA, Wadden TA. Tratando o paciente obeso. Sugestões para a prática de atendimento primário. JAMABrasil, 2000; 4(5):3172-3188.
[6] Souza JMB, De Castro MM, Maia EMC, Ribeiro AN, et al. Obesidade e tratamento: desafio comportamental e social. Rev. bras.ter. cogn. 2005; 1(1): 59-67.
[7] Heller DCL, Kerbauy RR. Redução de peso: identificação de variáveis e elaboração de procedimentos com uma população de baixa renda e escolaridade. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2000; 2(1):31-52.
Portal Nutri Saúde Nestlê

4 comentários:

  1. Muito bom!!! Vem explicar exatamente minha maior dúvida e me auxiliar com meu maior pecado.
    Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Revi-me completamente neste post. Já agora uma dúvida, quantas bananas se pode comer por dia?

    Obrigada

    Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso irá depender muito do resto de sua alimentação no dia. Mas tente não ultrapassar do consumo de 2 bananas/dia! beijo

      Excluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...