sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nutrientes, Alimentos e a Visão.


Conforme os anos vão passando vários detalhes a que nunca demos atenção começam a ser notados. Um deste detalhes é a visão. Conforme as pessoas vão envelhecendo coisas que pareciam fáceis, como ler uma placa do outro lado da rua, ou o cardápio no restaurante começam a se tornarem tarefas um tanto difíceis. 
Por isso, resolvi dar dicas de atitudes preventivas, para retardar o surgimento destes desconfortos. Bora falar de alimentos?
Vamos entender um pouquinho alguns alimentos que fazem bem para a vista!
Carotenoides, como Zeaxantina e Luteína são os principais nutrientes na prevenção da degeneração macular e surgimento da catarata, ou seja, na proteção dos olhos. Eles são considerados filtros solares internos, protegendo a macula ocular dos efeitos da luz violeta.
Fontes: Eles estão presentes principalmente nas folhas verde-escuras, como a couve, hortelã, espinafre, rúcula. Também são encontrados nos ovos.

A vitamina C é outro nutriente com efeito importante para a visão. Sendo uma vitamina antioxidante em primeiro lugar previne o envelhecimento dos olhos, mantendo sua função mais efetiva por uma duração maior. Além disso, ela tem se mostrado essencial para o bom funcionamento dos olhos.
Fontes: Alimentos cítricos, laranja, limão, abacaxi, acerola, e uma fruta que não é cítrica, mas é bem rica em vitamina C, a Goiaba.

A vitamina E, é antioxidante, assim como a Vitamina A, portanto ela previne a degeneração macular, ou seja, o envelhecimento da visão.
Fonte: Oleaginosas, como castanhas, amêndoa, macadâmia. Também presente nos cereais integrais, batata doce, óleos vegetais (óleo de girassol, de macadâmia, azeite) e nos peixes.

O ômega 3 também é um nutriente importantíssimo para o corpo e consequentemente para os olhos, ele mantém a integridade do sistema nervoso, e estudos mostraram uma diminuição na degeneração macular após o consumo de alimentos ricos em ômega 3.
Fonte: Peixes, como salmão, atum, sardinha, cavalinha. Óleo de linhaça, linhaça.

Zinco, este mineral tem função importante em relação a vitamina A, ele ajuda a levar a vitamina A do fígado para a retina, desta forma será produzida a melanina, pigmento de proteção aos olhos.
Fonte: Semente de abóbora, semente de girassol, castanha, amêndoa, ostras, frango e leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha e grão de bico

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...