quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vamos comer mais arroz integral, que tal??


O Brasil é o maior produtor de arroz fora do continente asiático, ocupando a nona posição mundialmente. É o terceiro grão mais cultivado no país. Porém o consumo do arroz na sua forma integral ainda é muito baixo pela população, por isso vamos entender um pouquinho sobre os benefícios do arroz integral, e o porque optar por ele ao invés do arroz tradicional.

O arroz integral é passado por menos processos químicos do que o arroz branco, e por isso apresenta maior quantidade de fibras e de nutrientes benéficos para o organismo.  Mas os benefícios da ingestão de arroz integral vão muito além daqueles referentes a maior quantidade de fibra alimentar. O cereal é dividido em 3 partes: embrião, endosperma e pericarpo (farelo). Vitaminas (complexo B), minerais (zinco, selênio, cobre, manganês) e fitoquímicos estão presentes no farelo e são retirados durante o processo de beneficiamento para arroz polido, ou seja do arroz branco, junto com a casca. As classes de fitoquímicos presentes no arroz integral são, em número, maiores que 100 e apresentam ação antioxidante, com destaque para os compostos fenólicos (ácidos fenólicos e flavonóides), tocoferóis, tocotrienóis e orizanóis. Sua elevada capacidade antioxidante pode ser vantajosa no combate ao envelhecimento celular e na saúde do sistema nervoso e cérebro. Portanto o arroz integral, previne envelhecimento e melhora disposição.

Ainda é importante destacar um benefício bem conhecido do arroz integral: A grande quantidade de vitamina B6, que auxilia, prevenção de doenças cardíacas; diminuição da pressão sanguínea; diminuição do colesterol; auxilio no metabolismo de proteínas e gorduras; formação da hemoglobina; redução da retenção de líquidos.

Portanto, com tantos benefícios citados, pense 2 vezes antes de optar pelo arroz branco, veja até que ponto vale a pena consumir um alimento que não lhe trará nenhuma vantagem e ainda elevará risco de doenças em seu organismo. 

E se divirta, seja ousado, experimente receitas novas, que tal deixar o arroz integral mais apetitoso com algum sabor que você goste, por exemplo com o curry, ou com pedaços de gergelim torrado, ou com manjericão, o pedaços de tomate. Abuse de sua criatividade, se divirta na cozinha e ainda faça bem apra o seu corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...