segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vitamina D: Fontes alimentares e benefícios.


Vamos entender um pouco melhor sobre a Vitamina D?
Esta é uma vitamina que vem sendo bastante lembrada ultimamente. Mas porque será?
A vitamina D mostrou ter papel fundamental para a absorção do Cálcio, ou seja, ela é um fator de prevenção e controle da osteoporose, doença tão comum hoje em dia.

Outras conseqüências da deficiência:
Cabe destacar que a baixa ingestão de vitamina D não está apenas associada ao aumento do risco de fraturas ósseas, mas, também, à maior incidência de diversos tipos de câncer, esclerose múltipla, artrite reumatóide, hipertensão arterial sistêmica, doença cardiovascular e diabetes tipo 1.

E como anda a sua ingestão pela população?
Incrivelmente baixa!
A ingestão diária recomendada de vitamina D é de 15 mcg por dia, para ciranças, adolescentes e adultos, e de 20 mcg por dia, para indivíduos com idade superior a 70 anos. Porém o que se vê hoje é dia é bem diferente do recomendado. A ingestão média  de Vitamina D no Brasil é de 1,8 mcg e 1,9 mcg por dia em homens e mulheres com idade superior a 40 anos, respectivamente.

Porque será que o consumo está tão a baixo do recomendado?
Ao analisarmos o consumo de vitaminas em geral pela população iremos nos assustar, o balanceamento de consumo está muito diferente do que a recomendação. Algumas vitaminas estão sendo consumidas em excesso, quanto outras apresentam elevada deficiência!
Mais uma vez eu aperto a mesma tecla. As pessoas estão buscando maneiras fáceis e rápidas de se alimentar, que sejam compatíveis com suas rotinas. E isto está ocasionando o desenvolvimento de uma série de doenças crônicas e a redução da qualidade de vida.

Na Prática, como aumentar o consumo da Vitamina D?
Fontes alimentares: Principalmente os Peixes (Salmão, Atum, Sardinha), óleo de figado de bacalhau e ovo.
Porém estima-se que de 80 a 90% da vitamina no organismo é provinda do sol. Portanto, o recomendado é tomar sol sem protetor solar por 10 minutos diários, no período da manhã.


Agora você já tem as bases para aumentar a concentração de vitamina D do seu corpo e se tornar mais saudável! APROVEITE!!

Referência: Rogero, M. M. Vitamina D e a Saúde Óssea, Nestle goo Food, Good Life - 2011

Um comentário:

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...