quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fitoterápicos Para Obesidade: Capsaicina


Ouviu falar sobre ela? Vamos entender um pouco melhor seus benefícios??

É a culpada pelo gosto picante da Pimenta. Fitoquímico presente nas variedades vermelhas desta especiaria, responsável pelas propriedades emagrecedoras da mesma. Isso por que, pesquisas indicam que ingerida durante as refeições libera catecolaminas que diminuiriam o apetite, e comendo menos o emagrecimento é favorecido.

Na medicina Chinesa
Dentro da Medicina Chinesa usar pimentas como tempero é indicado para pessoas com metabolismo mais lento. A propriedade de aquecer da pimenta favorece a aceleração do organismo e a queima de gordura (efeito termogênico).

Na Nutrição:
Sabendo-se que a obesidade é uma doença inflamatória e um fator de risco para doenças cardiovasculares, resistência à insulina, diabetes, entre outras doenças crônicas, alguns alimentos fitoquímicos (como a CAPSAICINA) vêm sendo estudados com a intenção de inibir a inflamação induzida pela obesidade e síndrome metabólica.

Dados epidemiológicos têm revelado que o consumo de alimentos contendo Capsaicina está associado com uma menor prevalência de obesidade e alteração na regulação da distribuição de gorduras, além de melhorar a tolerância à glicose e a resistência a insulina.

Em um estudo 40 homens e 40 mulheres obtiveram redução da gordura abdominal após suplementação com Capsaicina  por 12 semanas, apesar de não ter havido alteração considerada no peso. Isso mostra redução no risco de doença cardiovascular.

Associação de Capsaicina com cafeína, tirosina e catequinas também foi avaliada e levou a uma redução da massa gorda e a um aumento da termogenese, podendo ser uma combinação utilizada em pacientes com obesidade e sobrepeso.

Lembre-se que nós orientamos quanto ao efeito nutricional e medicinal de cada substância e não damos quantidades. Por isso SEMPRE recomendamos a busca de um profissional para tratar as suas especificidades, afinal cada individuo é único. 

Fonte:
NAVES, A: Nutrição Clínica Funcional, Obesidade. VP Editora, 2009 

Texto elaborado por:
Dra Marcela Sansone, Nutricionista funcional crn: 25538
Dra. Suélen de Oliveira, Biomedica Acupunturista CRBM 12382

Dra. Suélen de Oliveria
CRBM 12382
Atendimentos em:
Caxias do Sul - Rua Garibaldi, 789 sala 127
Porto Alegre - Av. América, 287
Telefones para contato: (54) 32210479 (54)81493777


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...