terça-feira, 24 de maio de 2011

Quinua, conheça os benefícios desse grão!!!!

           Como na semana passada postei uma receita com Quinua, resolvi explicar para vocês o que exatamente é a Quinua, e quais são seus benefícios. Espero que gostem!
           A quinua real (também chamada de quinoa) é um cereal que contém várias propriedades benéficas à nossa saúde. O valor das proteínas encontradas na quinua é superior ao de todos os demais cereais.
A quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo — comparando-se apenas ao leite materno.
            O cereal não possui glúten (proteína encontrada no trigo), sendo, portanto, uma ótima alternativa na alimentação dos celíacos (pessoas com intolerância ou alergia ao glúten).
           A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Os grãos são arredondados e sua textura é macia.

Propriedades da Quinua
   Fonte de aminoácidos. Possui todos os aminoácidos necessários ao nosso organismo, inclusive aqueles que o organismo não fabrica naturalmente.
-    Fonte de proteínas de alta qualidade.
-    Contém vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C e E.
-    Possui minerais como ferro, fósforo, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês.
-    Alto valor energético, pouca gordura e grande quantidade de fibras.
-   Rica em ômega 3 e 6.
-   Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.

Benefícios da Quinua

Prevenção de Doenças    A quinua real age na prevenção de enfermidades crônicas, como osteoporose, câncer de mama, doenças do coração e outras alterações femininas decorrentes da carência de estrógenos na menopausa.
Milhares de benefícios    O consumo regular de quinua real ajuda a combater anemias, problemas urinários, e doenças do fígado. Atua também na redução de danos gastrointestinais, na integridade do sistema imunológico, na regulação das funções cardiovasculares, nos processos de cicatrização.
Desenvolvimento e Inteligência
           O alimento é especialmente útil às crianças, pois contém lisina, um componente relacionado ao desenvolvimento da inteligência, da rapidez de reflexos e de outras funções como a memória e a aprendizagem.
Na Atividade Física 
            Outra indicação da quinua é aos atletas. O cereal, além de ajudar na recuperação das fibras musculares, é de fácil digestão e contém pouco colesterol e gordura — perfeito para quem faz exercícios físicos.


Fonte: Site Beleza e Saúde

Um comentário:

  1. Olá Marcela,

    Gostaria de saber se você tem alguma informação sobre os efeitos desse fitoestrógeno para homens. Ele pode causar algum efeito indesejado, devido ao consumo diário da quinoa?

    Muito obrigado

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...