terça-feira, 30 de março de 2010

Páscoa chegou! E agora?

Natal já passou, veio o réveillon..... o Carnaval, agora chegou a Páscoa, uma das épocas mais temidas para quem quer manter a saúde e o corpo. E agora, oque fazer? Como se manter saudável em meio a tantos chocolates, comlombas e guloseimas? Acredite, não é tão difícil como parece. Preste atenção nas seguintes dicas:


1.Primeiro, a mais importante: Não se proíba demais. Uma restrição exagerada pode gerar compulsão alimentar futura. Assim, depois de se impedir de comer chocolate por alguns dias, você pode, sem querer, comer mais do que gostaria. Por isso, se permita durante a páscoa, coma pequenas quantidades de chocolate por dia. Quebre seu ovo e coma pedaços pequenos, equivalentes a um tablete de aproximadamente 30g.

2.Prefira o chocolate meio amargo, ou com nozes, amêndoas, castanhas ou frutas secas. Passe longe dos muito recheados e com muito creme.

3.Se for comer chocolate, o ideal é que ele seja consumido de sobremesa do almoço! Porque desta maneira sua gordura é menos absorvida.

4.Chocolate diet só deve ser consumido por diabéticos. Para compensar a diminuição do açúcar, há um aumento da quantidade de gordura do chocolate. Desta maneira as calorias e a qualidade nutricional do alimento continuam semelhantes.

5.Vamos compartilhar?? Seja uma pessoa melhor para você e para os outros, divida seu ovo com pessoas queridas. Assim você diminui a ingestão de calorias ingeridas e ainda faz outra pessoa feliz.

6.Uma dica BEM importante: chocolate em excesso pode causar alergias e agravar doenças crônicas como diabetes, mas em moderação melhora o humor, protege o coração e pode até ser um aliado na dieta.


E no domingo de páscoa, como tornar o almoço de páscoa mais saudável??

– Prepare pratos saudáveis. Use e abuse das saladas, com verduras e legumes, crus, cozidos ou refogados. Utilize temperos benéficos, como: cebola, alho, ervas aromáticas, limão, azeite de oliva, molhos à base de iogurte;
– O bacalhau é uma opção saudável, por ser um peixe é muito nutritivo, e contém substâncias funcionais em sua composição que combatem as doenças cardiovasculares. Opte por prepará-lo assado, grelhado ou cozido;
– Para os acompanhamentos, cuidado com frituras, e muitos molhos, sempre busque refogar, grelhar, assar ou cozinhar. Não exagere na quantidade, lembre-se de que ainda terá a sobremesa;

E agora? Já foi!!!!

Agora, se a páscoa passou você sentiu que comeu a mais do que deveria, nas semanas seguintes priorize as frutas com mais água e fibras, chá verde, água, legumes crus e alimentos integrais. Faça vitaminas de frutas com legumes e folhas. E corte frituras, açucares, diminua ingestão de massas e pães após as 18h! Assim você irá compensar os excessos da páscoa e se sentir melhor com você mesmo!!

Seja feliz! E se priorize!

5 comentários:

  1. Essa do chocolate diet eu não fazia ideia. E uma amiga minha já fez Vigilantes do peso, e eles indicam o chocolate diet para substituir o comum. Hummm, errado né?

    Até onde eu sei, o chocolate amargo é o mais magro de todos, pois contém mais cacau. A informação procede?

    Hahaha!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Tati, o chocolate amargo não é o mais magro, mas é o mais saudável. Ele tem propriedades que ajudam a reduzir o colesterol e provoca sensação de saciedade maior que os outros tipos de chocolate!!!

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAAA ,,, ter que controlar o chocolate é complicadoooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    hahahaha

    BEIJAOOOOO

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcela,
    Parabéns pelo blog, espero encontrar aqui sempre altas dicas sobre a reeducação alimentar, sou adepta e sempre estou em busca de aprender mais a cuidar da minha saúde, principalmente por que venho de uma família com grande histórico de hipertensão e problemas cardíacos, e infelizmente já estou em meus 39 anos de vida sentindo os efeitos da pressão alta...taí uma dica, bem que você poderia fazer um post sobre hipertensão o que acha? ah, pode ter certeza de que voltarei sempre!!!Feliz Páscoa!!! bjs no coração...sua mais nova seguidora!!!

    ResponderExcluir
  5. Vivi!!! Que bom que começará a frequentar meu blog! Fico muito feliz!!
    Pode ter certeza, que um dos meus próximos posts será sobre Hipertensão! Beijos e Boa Semana e alimentação a Todos!

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...