O estudo avaliou mais de mil pessoas sem histórico de problemas de memória, que foram acompanhadas por quatro anos e examinadas a cada 18 meses. E os resultados indicaram que aqueles com maiores níveis de colesterol HDL (mais de 55 mg/dL) tinham 60% menor risco de ter doença de Alzheimer, comparados àqueles com menores níveis (abaixo de 39 mg/dL).
“Foi demonstrado que você pode ter um ‘big bang’ em seus investimentos em termos de coração com o HDL, e agora há evidências - iniciais, pelo menos - de que pessoas que tem menores níveis de HDL estão, significativamente, sob maior risco de doença de Alzheimer e, provavelmente, se você modificar isso, você pode modificar seu risco”, destacou o pesquisador James Burke, da Universidade de Duke, nos EUA. Entretanto, mais estudos são necessários para desvendar os mecanismos biológicos envolvidos nessa relação.
Com estas informações, tome algumas atitudes para aumentar os níveis de HDL de seu sangue:
- Opte por alimentos com: Salmão, atum, sardinha, linhaça, óleo de linhaça, azeite, aveia em flocos, amêndoa, castanha
- Faça pelo menos 30 minutos de atividade física diária - como caminhada por exemplo. O índice de HDL sanguíneo está diretamente ligado a pratica de atividade física.
- Beba pequenos goles de água ao longo do dia.
- Coma pelo menos, 3 frutas por dia (varie nas opções).
- Sempre acrescente algum tipo de legume e verdura ao seu almoço e jantar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário