Durante a gestação é muito comum acreditar em quase tudo que se escuta, como mitos, prescrições e proibições que na verdade não existem e muitas vezes vão contra ao que é correto e comprovado cientificamente. Gerando conflitos. Assim, uma grávida, já sensível pelos temidos HORMONIOS fica perdida e confusa.
Uma prática fácil de ser encontrada é a eliminação de alguns legumes, verduras e frutas, por serem considerados “fortes” e perigosos para a saúde da mãe e da criança. Outras situações comuns, que chegam a ser engraçadas quando olhadas sobre um outro ponto de vista são as crenças populares como comer ovo pode diminuir o crescimento do cabelo do neném, ou se a mãe comer abacaxi o bebe irá nascer com manchas na pele. Esses são MITOS, historias criadas pela população, que não devem ser levados adiante.
To grávida!!!! E agora devo comer por 2?
Não, muito pelo contrário!!! Muitas vezes por medo as gestantes acreditam que devem comer muito para não haver carências nem para ela, nem para o bebe. Porém a abundância não garante um estado nutricional adequado. O ideal preconizado para uma gestante saudável é acrescentar 300kcal por dia no seu cardápio habitual.
Fique atenta, algumas atitudes devem ser levadas em conta:
Preparo dos alimentos:
-Sempre lave bem os alimentos
-Não deixe por muito tempo alimentos prontos em temperatura ambiente
-Prefira preparações assadas, grelhadas ou cozidas
-Deixe seu prato bem colorido
-Procure colocar em suas refeições um carboidrato integral (pão integral, arroz integral, aveia, batata doce, mandioca...) uma proteína leve (leite, carne, iogurte, queijo, peito de peru...) e uma gordura considerada boa (azeite, abacate, castanhas, amêndoas...)
Como se alimentar:- Comer de 4 a 6 refeições por dia em pequenos volumes
- Iniciar a primeira refeição com alimentos mais secos (biscoitos, beiju, pães, torradas)
- Evitar frituras e alimentos gordurosos
- Evitar beber líquidos durante as refeições
- Evitar deitar logo após as refeições
Que nutrientes devo priorizar:
- Os alimentos ricos em cálcio, como leite e seus derivados, verduras escuras, pois são fundamentais para a formação dos ossos e dentes do feto (quando a gestante é hipertensa, deve-se consumir ricota sem sal e queijo branco sem sal).
- Deve-se ingerir alimentos ricos em folacina, são eles: fígado, espinafre, brócoli, ovos, laranja, cenoura e carne de vaca magra.
- A vitamina A é de muita importância, está presente nos alimentos, como: fígado, leite integral e ovos, as verduras escuras, cenoura, abóbora e mamão.
- Alimentos ricos em zinco, como: cereai s e grãos, alguns tubérculos e raízes, hortaliços em geral, além de ser necessária suplementação medicamentosa.
- Os peixes e moluscos devem ser consumidos com freqüência pois são ricos em iodo.
- As bananas (qualquer tipo) devem ser consumidos diariamente, pois contém potássio e melhoram a produção hormonal.
Cuidado, é bom evitar:
• O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados. Pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê,
• Bebidas alcoólicas,
• Frituras,
• Café preto, principalmente após as refeições,
• Cigarro,
Agora, é sempre importante lembrar da importancia do Pre Natal! E do acompanhamento mensal da sua gestação!
Cuide de você e do seu bebê!
Sempre busque o auxílio de um profissional!
Minha querida Nutricionista!
ResponderExcluirÉ maravilhoso acessar esse blog semanalmente, como mãe eu fico super orgulhosa com o seu profissionalismo, como medica acredito que todas as informações que você coloca nele são preciosas e como leitora acho uma delícia a forma como você passa todas as informações! Parabéns e obrigada!
Beijos Dra Fê (Mãe)
Ma, fala de ração humana e ovário policístico!
ResponderExcluirBeijocas
Salve MA! linda Garota!
ResponderExcluirPara nós seus avós é motivo de muita alegria e felicidade poder acompanhar seus passos. Você está de parabéns. Vale deixar registrado que não foi surpresa para nós, afinal sabemos muito bem qual é a sua sepa...O fato relevante foi o que constatamos no encontro de domingo,que pela sua siluita enxuta, você pratica o que diz e escreve. Parabéns e um enorme beijão
Vó Elza- Vô Oswaldo
Vô e Vó muito obrigada pelos comentários construtivos! Amo vocês!!!
ResponderExcluirOlá,passei por aqui,pq a Tatiana falou pra eu ler a sua matéria sobre alimentação durante a gravidez ... Olha, devo admitir, que muitas coisas q vc escreveu eu nem sabia ... mas que ja ouvi MUITA historia sobre o q comer,ou não ... NOSSA! rs ...
ResponderExcluirBom,adorei a matéria, vou tentar seguir o que vc escreveu ...
Beijo...
Ana Lydia
Ana Lydia, que bom que você gostou. Minha intensão com este post era agradar as Gestantes e os interessados! rs!!
ResponderExcluirTente seguir e me conte como está sendo a gestação, as dificuldades, facilidades, o dia-a-dia de sua gravidez!
beijos
Ahhh que bonitinha, ela leu hahahaha!
ResponderExcluirEu também me surpreendi com a dica da banana (rs). Mas o mais curioso foi sobre os adoçantes, que coisa né?
Já vi que não basta ir ao ginecologista e obstetra para ter um acompanhamento completo. O ideal é visitar uma nutricionista também. (A Má, de preferência)
Hahaha
BEIJO FLOR