quinta-feira, 12 de maio de 2016

Óleo de Coco! Vilão ou Aliado?


Venho aqui hoje falar sobre algo um pouco polemico! E antes de começar a falar vou deixar bem claro que darei o meu posicionamento atual quanto ao seu consumo. Este posicionamento foi tomado com base em estudos e em sua ação na prática.

Vou falar do O óleo de Coco.  
Aproximadamente 50% de sua composição é de ácido láurico. Entre as outras fontes lipídicas do coco está o ácido caprílico que possui ação antioxidante e é fonte de triglicerídeos de cadeia média (TCM), ótima opção para pré-treino.

O óleo de coco tem sido criticado por ser uma gordura satura e poder aumentar o risco de doenças do coração. Porém existem muitos estudos atualmente que mostram os benefícios do óleo de coco, e na prática temos visto seu efeito benéfico.

Além disso, tenho um depoimento pessoal do uso do óleo de coco. Eu possuo Hipercolesterolemia Familiar, meu pai tem Stent e meu Avô usa marca-passo, praticamente minha família toda tem colesterol alto. O meu colesterol dificilmente fica abaixo de 200, que é o limite. Mas como me alimento super bem, e faço exercício físico, decidi que não iria tomar medicamento. Somente usar os suplementos para me ajudar, como ômega 3, e fitoesterois. Além disso, a 3 meses consumo óleo de coco diariamente como pré-treino e algumas vezes consumo em outros momentos do dia também.

Para ter um controle do meu colesterol faço exame a cada 6 meses. Fiz meu exame faz 2 semanas e para minha surpresa meu colesterol veio: 189, fiquei MUITO feliz. Ao mesmo tempo tive acesso ao parecer sobre o óleo de coco. Incentivando as pessoas a não consumirem o óleo de coco pela falta de estudos suficientes mostrando o seu benefício.

Fiquei chocada. E me questionei se deveria me posicionar de alguma forma. Não quero causar polemica nem ser radical.
 O que gostaria de passar é que com uma boa orientação nutricional, e um bom acompanhamento acredito que o consumo do óleo de coco é benéfico sim. E pode ser indicado. Ele só não pode ser consumido de forma desenfreada, como qualquer outro alimento. Como eu sempre digo, o equilíbrio é fundamental sempre!

Pense nisso!


Beijos e ótimo dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...