quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Saúde dos Ossos, quais alimentos são Melhores

Conforme o corpo vai envelhecendo uma preocupação que surge é com relação a saúde dos ossos. A deposição de cálcio nos ossos não existe mais e se inicia a possível retirada desse cálcio dos ossos.

Por isso a alimentação passa a ser muito importante neste contexto. Ela irá ajudar a manter o cálcio nos ossos e reduzir o risco de osteoporose.

Mas o que devemos comer? Quando devemos comer? E como devemos comer?

Vamos entender isso agora?

Como muitos já sabem um dos passos necessários no combate a essa doença é a ingestão adequada de cálcio. 
O cálcio é um mineral chave na manutenção da saúde óssea, sendo encontrado principalmente em vegetais de folhas verdes escuras, como brócolis e couve, repolho, leite e derivados e queijo tofu. 
De fato, o leite de vaca é um alimento com grande quantidade de cálcio; no entanto a fração de cálcio que é absorvida pelo organismo é pequena.

Por outro lado, o brócolis e a couve, apesar de possuírem uma menor quantidade de cálcio em relação ao leite de vaca, este é muito mais facilmente absorvido pelo corpo humano

Ao contrário do que muitos profissionais de saúde pensam, estudos demonstram que a suplementação isolada de cálcio não é efetiva no tratamento da osteoporose, sendo necessária a presença de outras vitaminas e minerais para que este seja fixado nos ossos.

VItamina D
A vitamina D é uma vitamina que exerce papel fundamental na saúde esquelética. Pode ser encontrada em alimentos de origem animal como o ovo, peixes, leite e derivados. O corpo humano possui a capacidade de produzir vitamina D a partir da ação dos raios ultravioleta sob a pele. Após poucos minutos de exposição solar, a pele produz quantidades que excedem facilmente as fontes alimentares.

Magnésio
Além de formar a estrutura do osso, o magnésio aumenta o número de osteblastos (células responsáveis pelo aumento da densidade mineral óssea) e diminuem o número de osteoclastos (relacionados com perda de massa óssea). 
Fontes alimentares de magnésio são, principalmente, os vegetais folhosos verdes escuros, como o espinafre, rúcula e couve, e sementes oleaginosas como as amêndoas, castanhas e nozes.

Cobre e ZincoPara que ocorra a formação da trabécula e adequada mineralização óssea, além do magnésio são necessários outros nutrientes como cobre e zinco. A presença de cobre é importante para que haja incorporação do colágeno e da elastina à matriz óssea, enquanto o zinco aumenta os osteblastos e produção de colágeno. Frutos do mar como ostras e caranguejo, cereais integrais, e sementes oleaginosas são importantes fontes de cobre e zinco.

Fonte: VPonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...