segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sal Marinho, sal de rosas, sal grosso! Qual é o melhor sal?

Quando falamos de comida, temperos e saúde, algo que sempre é dúvida entre as pessoas é: Posso consumir Sal? E qual sal posso utilizar? Qual é a quantidade?
Hoje vou esclarecer todas essas dúvidas. 
O sal pode e deve ser consumido, ele tem papel importante na manutenção e equilíbrio de nosso corpo, mas tem que ser consumido de forma consciente e equilibrada. 

Quanto devo consumir de sal por dia?
No máximo 5g de sal e 2400mg de sódio.



Existe um tipo de sal que devo consumir? Qual é melhor?
No mercado hoje em dia podemos encontrar alguns tipo de sal, vamos enumera-los?

Sal Refinado: Este é o mais comum entre os todos os tipos de sal, é o sal branco, normalmente utilizado em casa e nos restaurantes, ele é a mistra de 60% de cloreto e 40% de sódio. Por passar por processos de refinamento é o sal menos indicado para consumo. E é o que pode trazer mais malefícios. Portanto, ou evite o consumo, ou consuma no máximo 5g diárias.

Sal Light O sal light é indicado para pessoas Hipertensas, sua composição é a seguinte: 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio, o primeiro estimula a retensão de líquidos e o segundo é diurético, desta forma se torna interessante para Hipertensos. Porém deve ser evitado por pessoas que tem problema renal, pois o potássio pode se acumular no rim elevando o risco de doenças cardiovasculares. Além disso é importante lembrar que ele é um produto quimicamente tratado, e artificial, portanto também deve ser evitado ou consumido no máximo 5g diárias.

Sal Grosso
O sal grosso é basicamente o sal não refinado. O que para o corpo é um benefício pois ele foi menos processado. Para os alimentos é interessante pois os resseca menos. Além disso uma ótima dica é tritura-lo na hora. Assim, você irá consumir um sal com menos química e menos processado. Mas a quantidade de sódio dele é a mesma que o sal normal, portanto o consumo deve ser o mesmo. 5g diárias. 

Flor de Sal
Este é um sal gourmet, ele é obtido a a partir da camada superior das salinas, antes de ser depositado no fundo e se transformar em sal marinho. Ele é considerado um sal mais saudável, por conter um teor maior de outros minerais benéficos a saúde e por não passar por processos de refinamento.

Sal Marinho:
O sal marinho é um sal passado por um menor processo de refinamento do que o sal refinado, ams também não é rústico como o sal grosso. Ele apresenta uma quantidade um pouco inferior de sódio. E é um dos sais mais saudável.

Sal Negro:
É um sal procedente da Índia, ele é naturalmente mais temperado, e possui menos sódio. Possui cloreto de sódio, cloreto de potássio e ferro. Não é tão fácil de encontrar e tem um sabor mais acentuado, mas faz super bem a saúde!

Sal Rosa (Himalaia)
Encontrado aos pés do Himalaia, região que há milhões de anos foi banhada pelo mar, o sal do Himalaia é considerado o mais antigo e puro dos sais marinhos. "Ele tem quase metade do sódio encontrado no sal comum e possui mais de 80 minerais, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Portanto é o mais indicado para consumo!!!

Portanto o sal mais indicado é o sal do Himalaia, também conhecido como sal de rosas!!

12 comentários:

  1. Dá pra entender? Numa pesquisa anterior que fiz, falam mal do himalaya de que não há provas de que há todos os benefícios mencionados....isso é verdade? Seria correto dizer que é o melhor sal a ser usado, sem ter provas? Porque na pesquisa anterior que fiz, eles provam o contrário.

    ResponderExcluir
  2. Sal faz mal, de qualquer cor, salina, espécie e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Sal é uma molécula composta de átomos de cloro e sódio, que fazem uma ligação química. Todo sal é igual. Não existe mina de sal no Himalaia.

    ResponderExcluir
  4. Sal é uma molécula composta de átomos de cloro e sódio, que fazem uma ligação química. Todo sal é igual. Não existe mina de sal no Himalaia.

    ResponderExcluir
  5. Difícil saber quem esta correto, comprei o sal do Himalaia e agora dizem que tem FLUOR.

    ResponderExcluir
  6. sal grosso é o melhor principalmente na picanha...

    ResponderExcluir
  7. Precisamos de 118 minerais e o sal Rosa, flor do sal e até mesmo o sal grosso comprado em casas de agro... chegam até 84 minerais...quanto ao "sal"Branco de cozinha... chama cloreto de sódio... é só faz mal e só tem 2 minerais... busque informações no you tube... Vamos despertar...

    ResponderExcluir
  8. https://www.kampodeervas.com.br/noticia/salrosadohimalaiadaorigemaosbeneficios

    O Sal Rosa do Himalaia tem sido muito procurado por conta de todos os benefícios que ele proporciona, além de suas vantagens quando comparado a outros sais. Para entender todas as propriedades presentes neste tipo de sal, é importante saber por que ele é considerado tão puro.



    O Sal Rosa do Himalaia é extraído de minas salinas localizadas nas montanhas do Himalaia. Apesar de estar nas montanhas, ele é de origem marinha, um pedaço de oceano aprisionado em rocha durante as convulsões que sacudiram o planeta em seus primórdios há mais de 250 milhões de anos. Este mar foi cristalizado em camadas de sal e guardado por milhões de anos nas profundezas das montanhas, coberto por lava, gelo e neve, o que o manteve protegido da poluição moderna. Por isso, o Sal Rosa do Himalaia é considerado o mais puro sal da Terra. Ele é simplesmente extraído manualmente, empacotado e colocado no mercado, sem sofrer nenhum processamento químico.


    sal 1sal 2

    sal 3sal4

    Ele possui até 84 minerais importantes para o funcionamento do corpo humano, dentre eles, o magnésio.

    Benefícios
    Os benefícios que você obtém ao utilizar o Sal Rosa do Himalaia são inúmeros:

    -É do mais alto grau de sal natural integral;
    -É extraído e lavado à mão;
    -Não contém poluentes e/ou contaminantes em sua composição (como é o caso dos -tipos mais comuns de sal);
    -Regula o teor de água em todo o corpo;
    -Promove um equilíbrio saudável do pH nas células do corpo humano, particularmente nas células do cérebro;
    -Baixa a pressão alta;
    -Promove a saúde vascular;
    -Não é refinado.

    Assista o vídeo: Sal Rosa do Himalaia - Da origem aos benefícios

    https://youtu.be/V4nNz_xc7CI

    ResponderExcluir
  9. O problema é que estou notando que o sal himalaia esta sendo batizado no Brasil, ou seja misturado com sal comum ,tenho notado isto na cozinha,e nos preços muito baixos.

    ResponderExcluir

Postagens Relacionadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...